top of page
Foto do escritorMéson

Chamas devastadoras da Austrália

Entenda o porquê do céu australiano nascer “vermelho”, o que as diferem das queimadas na Amazônia e como as autoridades estão atuando sobre esse desastre.



Céu de Mallacoota – Região leste de Victoria, Austrália


Mesmo após o término de 2019, o solo australiano continua a queimar, desde julho de 2019 até o início do mês de Janeiro, já foram registradas 28 mortes, 10 milhões de hectares queimados e juntos com eles, o ecossistema perde meio bilhão de animais, aproximadamente um terço da população de coalas morreu pelo fogo. Um terço do território da Austrália foi afetado pelas chamas. Somente Nova Gales do Sul, um dos estados mais afetados, teve 1.500 casas destruídas. Algumas cidades ficaram com o céu alaranjado com o fogo se aproximando, como Mallacoota.


É notável que muitos se perguntam qual a diferença entre as queimadas na Amazônia e o fogo na Austrália? No solo australiano, grande parte da vegetação é seca, adaptada ao fogo. Não é incomum vermos incêndios em determinadas áreas de vegetação. Diferente da Amazônia, que é um bioma extremamente úmido que não presencia o fogo. Isso significa que a queimadas na Amazônia são causadas pela ação humana.


Então qual é o motivo de um incêndio de escala tão grande na Austrália se o ecossistema é adaptado ao fogo? A verdade é que, em 2019, a Austrália enfrentou recordes de temperatura, longas secas e fortes ventos, foi o ano mais seco de toda a história do país. O principal motivo disso é o fenômeno natural chamado de El Niño índico, que causa períodos de seca e calor intensos, porém as autoridades diminuíram esses fatos e acreditaram que fosse só mais uma queimada comum. Scott Morris, Primeiro Ministro australiano, tirou férias no Havaí sem tomar nenhuma atitude quanto as mudanças climáticas, dando a oportunidade para as chamas se espalharem mais e mais. Só depois que o desastre aconteceu, foram disponibilizados o equivalente a 5,6 bilhões de reais para reparação de áreas afetadas.


Para conclusão, não é só a Austrália que sai perdendo, o incêncio em grande escala, não só na Austrália como no Brasil, contribui para o aquecimento global, liberando na atmosfera quantidades absurdas de gases do efeito estufa, que aumentam a temperatura do planeta Terra.



Foto: Matthew Abbott / The New York Times


Escrito por: Tiago Aldrovando – E-Redator Chefe

Para mais informações consulte: Folha de S.Paulo e Revista Galileu

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

QMário: Colegiados de cursos

O QMário é uma coluna de textos anônimos, onde a crítica e liberdade de expressão são valorizadas ao extremo. Para insatisfação com o...

Comentarios


bottom of page