top of page
méson 2.jpg

Sobre o Méson

Fundado há 40 anos, somos o jornal estudantil mais antigo do Brasil ainda em atividade!

O méson é uma partícula subatômica descoberta em 1947 cuja função é garantir que o núcleo de um átomo permaneça unido. Trinta e quatro anos depois, em 1981, também no Brasil, surge mais um tipo dessa partícula. Entretanto, a função do Jornal Méson é unir os discentes do IFRJ, mantendo-os informados acerca do que os rodeia e importa. Garantimos não só a liberdade de expressão dentro do Instituto Federal, como, também, a representação de um patrimônio da instituição. ​ Contamos, atualmente, com mais de trinta membros em nossa equipe, dos diferentes nichos do IFRJ. Produzimos mensalmente edições, contendo textos escritos, revisados e selecionados, exclusivamente por alunos do Instituto. Veiculamos informações online por meio do "e-Méson", nos mantemos próximos de nosso público por meio do nosso instagram "The_Meson_Dix", efetuamos o "Spotted - Leva e Traz" e, além disso, organizamos eventos diversos, que provem, dentre outros valores, a cultura dentro da Federal de Química.

Conselho Editorial

grazi meson.jpeg
WhatsApp Image 2024-05-24 at 3.17.25 PM.jpeg
WhatsApp Image 2024-05-24 at 6.02.46 PM (1).jpeg

Grazielle de Souza

WhatsApp Image 2024-05-24 at 5.53.05 PM.jpeg

Jessé Wellington

Ana Carolina

WhatsApp Image 2024-05-24 at 5.20.40 PM.jpeg

Luiza Piçarro

WhatsApp Image 2024-05-24 at 3.13.21 PM.jpeg

Jean Gonçalves

Coordenação de Administração:

Secretaria: A equipe de secretaria fica com a parte “chata” do trabalho, basicamente temos a função de organizar e manter a integridade do méson e de seus documentos. Nosso dever é não permitir que a história do méson seja apagada, além de lembrar os conselheiros da necessidade de preservar o estatuto.

Tesouraria: É a equipe que representa o financeiro do Méson. Mesmo sendo um jornal cheio de letras é necessário alguém para organizar seus números, cuidamos dos lucros, custos e gastos.

Coordenação de Redação:

Revisão: Olá, querides! Que tal fazer parte da equipe mais eficiente do Méson? A revisão é a área do jornal responsável por, como o nome diz, revisar os textos que são enviados e conferir se estão aptos a entrar para a edição.  E como funciona isso? O revisor tem, basicamente, três trabalhos: 1.  Verificar a ortografia do texto 2. Verificar gramática (concordância e sintaxe)  3. Verificar o conteúdo dos textos (confirmar se eles precisam passar pelo processo de "correção", se a escrita está adequada ao público que vai consumir, se as temáticas abordadas não ferem ninguém e se, de algum modo, alguma informação dada está incorreta.) São casos e casos, cada texto tem suas particularidades, por isso é tão importante ter um segundo olhar sobre cada obra. O revisor é como um mediador entre obra e público, é o primeiro olhar ao que foi escrito, é, também, um fio norteador para o autor.  Caso você tenha interesse em fazer parte dessa equipe linda, é muito mais que bem-vinde! Estamos de braços abertos para receber cada um de vocês ♡  (Sou um chefe muito legal! Eu juro!)

Redação: O que seria de um jornal sem textos? A resposta é simples: nada. O que faz um jornal são justamente textos, falados ou escritos, tudo é texto.  Por isso a equipe de redação é a alma do jornal. É dessa área que saem resenhas, críticas, poemas, entrevistas, textos de humor, crônicas, contos.... é uma infinidade de possibilidades, é um universo de experimentações. O redator é como um alquimista, produzindo algo que pode ir do lúdico ao jornalístico.  Então se você é um escritor amador ou não-amador, um poeta, um crítico ou aspirante a detetive (ou humorista). Ou nada disso e que talvez só tenha um leve interesse pela escrita, uma mera curiosidade, seu lugar é na redação! Lembrando que para ser um redator, nem sempre é necessário criatividade ou senso estético. Textos não-literários possuem sua importância e necessidade!  E para você, meu querido poeta de caderninho, que é tímido e escreve só para as vozes da sua cabeça: uma parte do mundo quer ouvir suas palavras, suas histórias, sua mensagem. Pense que, pelo menos, vai poder riscar da sua lista de arrependimentos o "nunca ter publicado alguma coisa". Aguardo por vocês na redação ♡

Coordenação de Comunicação:

Diagramação:  A equipe de diagramação do Méson é uma coisa linda, nós basicamente montamos o jornal, sabe? Nós pegamos todos os textos e artes e deixamos elas do jeitinho que vocês vêem. Somos a área das formatações, alteramos molduras, escolhemos design, fonte, cores... Basicamente a melhor parte do Méson, fazer o que né. Nossa equipe é responsável pela montagem em si das páginas que são impressas, sem a diagramação não existiria um jornal porque a organização dos textos é a base de tudo. Se você não tem uma imagem atrativa, uma fonte que te chama atenção e um design interessante você não tem um jornal. Muita gente acha que nossa função é um bicho de 7 cabeças, mas até 1 mês atrás, eu não fazia ideia do que era diagramar, agora toda vez que vejo um texto sem justificação, sem hifenização ou com uma apresentação mal feita, meu coração dói.  Vou falar a verdade, a diagramação é uma das equipes que mais trabalha e que tem o menor prazo de entrega, mas no final, quando você pega a edição pronta e percebe o quão incrível aquilo ficou, o orgulho que você sente é maior do que qualquer perrengue que você tenha passado pra chegar ali.

Artes: A equipe de artes, no momento procurando membros urgentemente, é uma parte muito daora do jornal, sinceramente. Eu não sei desenhar, mas aquele pessoal arrasa! Nossa equipe está sempre procurando por membros, a equipe de artes tem q ser uma coisa grande porque quanto mais artes em uma edição melhor, nossas ilustrações são parte do que faz o méson o melhor jornal estudantil... A representação e a voz que essas imagens têm para o nosso jornal são inigualáveis, uma das melhores equipes na minha opinião. Dá um trabalho? Sim, não vou mentir pra vocês, mas quando você pega a edição pronta na mão e vê suas artes você não tem ideia do prazer que aquilo dá. Uma arte bem feita pode dizer mais de mil palavras, ter uma pintura, um rabisco e uma animação em um jornal é o que torna ele diferente.

Mésoncast: É o podcast do Méson, atualmente feito de forma remota pelo Discord e futuramente será feito presencialmente quanto tivermos verba.

Comunicação: A equipe de comunicação cuida das redes sociais do Méson (Twitter, Instagram, Facebook,...), do site e das divulgações (Vendas, Piquenique, Eventos,...) e geralmente são os responsáveis por passar de sala em sala. Resumindo, são a voz do Méson.

Méson NID: É a equipe responsável pelo grupo de zap “NID” que significa Notícias, Informações e Divulgação.

Contatos:

Editora-Chefe: Moon Andrade - https://wa.me/5521972170491

 

Secretária-Chefe: Sarah Broedel - https://wa.me/5521979068091

 

Tesoureira-Chefe: Madu Martins - https://wa.me/5521985863032

 

Diagramadora-Chefe: Luhna Loja - https://wa.me/5521991250891

 

Redatora-Chefe: (Ju)Lia Lage - https://wa.me/5521971998757

 

Diretor de Comunicação: Ruan Sampaio - https://wa.me/5521983576571

 

Coordenador do NID: João Victor - https://wa.me/5521993978911

Coordenador do Mésoncast:  - 

Responsável pelo site: Jean Gonçalves - wa.link/gezazc 

bottom of page