top of page
Foto do escritorMéson

QMário: Colegiados de cursos

O QMário é uma coluna de textos anônimos, onde a crítica e liberdade de expressão são valorizadas ao extremo. Para insatisfação com o texto procurar por mário. rs.


A falta de participação dos alunos nos colegiados de curso nunca foi uma preocupação deles. Por estes, nada seria feito como tentativa de preenchimento a essa sub-representatividade, tampouco o atendimento às virtuosas iniciativas estudantis que surgiram repetidas vezes. Metiam o louco, se faziam de doidos, e lançavam o famoso "vamo marcar?", mas, claro, sem marcar de fato.


A prática, além de totalmente desrespeitosa com o corpo discente, é contra direitos e garantias previstas no regimento geral. Se não existe um representante discente no colegiado, quem defende o ponto de vista e interesses desses alunos? A resposta é a mais simples: ninguém! Ouvir aluno dá muito trabalho. Quem são os alunos pra chegar no colegiado dando opiniões e sugestões como se soubessem de algo? Seres maduros e pensantes? Essa é uma idéia intragável.


A suposição de um aluno dar um opinião relevante ou apresentar uma ideia melhor do que esses doidos sem licenciatura é, para eles, inimaginável. Os colegiados estavam em pleno funcionamento antes mesmo da definição do Conselho Superior sobre as APNPs. Não há qualquer resquício argumentativo capaz de sustentar a ideia de que eles foram bacanas convocando os alunos para preencher as 6 cadeiras previstas na resolução, isso era uma obrigação. Além do mais, alguém acredita que isto fora feito sob sentimentos de felicidade? Evidente que não, fizeram a contragosto, como se fosse um favor e, claro, de péssimo jeito!


A verdade, queridos colegas, é que somos cercados e coordenados por babuínos bobocas com mestrado, doutorado e ego inflado que balbuciam em bando. A prática de cheirar um o cu do outro não ocorre por subordinação, mas pela garantia de que, no final, todos terão o seu respectivo cu cheirado. A nós alunos, o que resta? A subestimação. Eles não se importam com a participação discente nesses espaços, sequer enxergam esses espaços como próprios para os alunos. O mínimo foi feito e, o pior, somente de fachada. Apesar dos colegiados continuarem durante o período, esse momento inicial nos fora negado, então cobrem a participação discente em todos eles e se imponham. Antes mesmo do início do período remoto, o prejuízo do corpo estudantil é já se faz presente e verdadeiro.


Nota dos redatores: Os cursos de nível técnico em Alimentos, Meio-Ambiente, Química (Pós-Médio), Farmácia e Biotecnologia marcaram somente uma única reunião na última semana para adaptação do curso às APNPs, enquanto curso de Química (médio) realizou um único encontro na semana passada com todos os alunos, com o intuito de explicar como dariam as APNPs no curso.


*Escrito dia 20/10/20


-QMário

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page