Em pleno século 21 infelizmente ainda temos a falta de acessibilidade aos cinemas e conteúdos cinematográficos no Brasil. Alguns dos motivos para a falta do acesso aos cinemas pela população nem sempre é a falta de disponibilidade de local para uma sessão, muita das vezes tal dificuldade é atingida pelo tipo de conteúdo exibido.
Interessados sempre na indústria cinematográfica, os cinemas observam conteúdos avassaladores e em larga escala onde a maioria é estadunidense, carregando consigo o clássico "American Way of Life" ( "estilo americano de vida” ). Isso faz com que muitos dos telespectadores percam o interesse de assistir, visto que aquilo não retrata às situações vivenciadas aqui no Brasil e consequentemente não vivenciadas pelos brasileiros. Não trata-se de um maniqueísmo, de ser ruim ou bom, trata-se de uma questão de identificação cultural. Se existe o jeito americano, porque não existe mais conteúdo do jeito brasileiro? E se existe o jeito brasileiro, será que há alguma “justiça” ou algum meio que garanta à população o acesso à tal "identidade cinematográfica" ? Garanto que esses são temas a se refletir não só hoje, mas todos os dias.
Através desses questionamentos, o IFRJ Campus Rio de Janeiro teve o objetivo de trazer a democratização do cinema para nós, alunos brasileiros, através do IF Cineclube. As sessões apresentam filmes com temas que podem ser tratados em sala de aula ou não, possibilitando novas interpretações, debates e principalmente novas ferramentas de aprendizado. Após cada sessão ocorre um debate com professores e/ou especialistas no tema do filme juntamente com os alunos para compartilhar os ensinamentos aprendidos. O IF Cineclube é um projeto de extensão desenvolvido pela professora de sociologia Katia Correia e a aluna Mia Moura. Ambas desenvolvem esse trabalho bimestralmente e com sessões de horários variadas para que atenda a maioria das pessoas na instituição. Além disso, os filmes apresentados são do cinema brasileiro, valorizando a nossa indústria cinematográfica nacional que tem sofrido diversos ataques. Dessa forma, incentivamos não só a arte como também a arte brasileira no cinema. E sim, fique tranquilo, teremos mais sessões nesse período para a salvação da sua vida!! As sessões são abertas e feitas no auditório, é só sentar e aproveitar!!
Aproveita e segue o projeto no Instagram @ifcineclube pra ficar sempre ligado nas
próximas sessões!
-Anne Vitória Galvão
Comments